Notícias
 
Home > Notícias

 



     
 
15
MAR  2019
 

 

   
  Vamos falar sobre consumo consciente?
   
 

Hoje é Dia do Consumidor e muitas marcas estão aproveitando a data para se promover, oferecendo condições especiais de compra para seus clientes. Contudo, gostaríamos de levantar uma reflexão sobre nossos hábitos de consumo ao invés de ir na onda de vender.

Inegavelmente, ter crédito (ou simplesmente poder parcelar e comprar em infinitas parcelas) confere poder às pessoas. Nem é preciso andar com cédulas de dinheiro ou moedas no bolso: ao encostar o cartão na máquina ou com o celular na palma das mãos, nunca foi tão fácil e acessível adquirir bens e serviços. Mas a que preço? Segundo levantamento divulgado em janeiro deste ano pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 62,6 milhões de brasileiros encerraram 2018 com dívidas em atraso – um aumento de 4,41% em relação a 2017.

A dor que "sentimos" em nosso bolso é apenas um dado a se levar em consideração – como se diz no popular: “o buraco é mais embaixo”!. O ato de consumir deveria estar acompanhado de outras questões, como "qual o impacto do produto no meio ambiente?", "quais as condições dos trabalhadores que participaram do processo de sua produção?", assim como sobre o uso do bem até o fim de sua vida útil e sua reciclagem. A isso chama-se de consumo consciente.

O ponto principal do consumo consciente é o consumidor entender que detém poder. Sim: consumir com consciência, pensando o consumo como instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo, empodera quem se encontra na ponta final do ciclo de produção. Porque, no momento em que se adquire novos hábitos de consumo, considerando a real necessidade do que consumimos e os possíveis impactos que uma compra pode causar, tornamo-nos mais exigentes e passamos a cobrar mais de políticos e empresários – vale a pena assistir esse vídeo para entender melhor.

Para finalizar, conheça os 12 princípios do consumo consciente, de acordo com a organização Akatu - promotora do consumo consciente para um futuro sustentável:

1. Planeje suas compras;

2. Avalie os impactos de seu consumo;

3. Consuma apenas o necessário;

4.Reutilize produtos e embalagens;

5.Separe seu lixo;

6.Use crédito conscientemente;

7.Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados;

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços;

10. Divulgue o consumo consciente;

11.   Cobre dos políticos;

12.  Reflita sobre seus valores.

O assunto é interessante, mas, na verdade, você está aqui atrás de um seguro? TAI está disponível para encontrar o melhor seguro para suas necessidades!

 


 
   
CATEGORIAS
 
  Dicas (19)
  Bike (3)
  Produtos (27)
  Saúde (9)
  Social (12)
  Tecnologia (5)
  Veículos (5)
 


 

Parceiros



 

 

CIA DO SEGURO CONTATOS
REDES SOCIAIS
     
Rua Professor Cassilandro Barbuda, 355
+55 (71) 2108-7000
  Sala 103 - Costa Azul
ciadoseguro@ciadoseguro.com
  Salvador - Bahia - Cep 41760-110
+55 (71) 99123-5243
 
 
Copyright 2019. Todos os direitos reservados