Blog
 
Home > Blog


     
 
25
OUT 2018
 
   
  O que acontece se o cotista desiste do consórcio?
   
 

Imprevistos acontecem e, às vezes, precisamos recalcular a nossa rota para fazer alteração no destino. De forma concreta, isso também pode acontecer com quem decide adquirir um consórcio - por exemplo, por problemas financeiros advindos de uma situação imprevista de desemprego.

Se o contrato foi assinado há menos de sete dias, fora da sede da empresa, é possível desistir da adesão e receber o dinheiro de volta integralmente, sem arcar com multa ou outras despesas - o direito de arrependimento está presente no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Caso o contrato tenha sido assinado na sede da empresa, é possível cancelar a cota e pedir para ser excluído do grupo. Quem entrou no grupo após 5 de fevereiro de 2009, irá fazer parte dos sorteios mensais para ter direito a receber o valor correspondente ao fundo comum, menos o que pagou a título de taxa de administração e eventual multa (o contrato deve ser conferido). Isso está baseado nos artigos 22 e 30 da Lei 11.795/08, que regulamenta o sistema de consórcios. Se o consorciado se juntou ao grupo antes desse prazo, só receberá o dinheiro depois do encerramento do grupo.

Mas e se eu já tiver sido contemplado? Se a carta de crédito ainda não foi usada, cabe fazer o processo de descontemplação para só depois ter direito a cancelar a cota. Contudo, se a carta de crédito já foi usada, corre o risco de que o bem seja apreendido, como ocorre no financiamento.

O fato é que, ao abrir mão da cota, a perda de dinheiro é uma certeza: há restituição do valor pago relativo ao fundo comum, mas não o que foi pago em nome de taxas como a taxa de administração. Por isso, antes de tomar a decisão final, é válido tomar medidas como diminuir o valor da carta de crédito, diminuindo o valor mensal pago, ou transferir a cota para um interessado.

Não deixe de contatar nossos colaboradores para saber mais sobre consórcio: http://bit.ly/2QBXPSN

 
[...]

 


 
   
 
 
 


CIA DO SEGURO CONTATOS
   
Rua Prof. Lourival Pimenta Bastos, 426  +55 (71) 2108-7000
  Sala 102 - Costa Azul  ciadoseguro@ciadoseguro.com  
  Cep 41760-010
 +55 (71) 99123-5243  
  Salvador - Bahia